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Pequenos negócios estão aderindo à sustentabilidade, segundo pesquisa do Sebrae

1.887 empresários de micro e pequenas empresas do país foram entrevistados pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade e confirmam o relevante papel dos pequenos negócios no desenvolvimento sustentável brasileiro

 

Práticas que reduzem o consumo de energia e água, de separação e destinação correta dos resíduos sólidos, contratação de mão de obra e fornecedores locais, apoio às comunidades no entorno da empresa e comprometimento com a sustentabilidade são algumas das ações sustentáveis que os pequenos negócios estão adotando, em silêncio, em todo o país, segundo pesquisa inédita realizada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade.

A versão integral do estudo Engajamento dos Pequenos Negócios em Sustentabilidade e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) está acessível no link: http://bit.ly/PesquisaCSS Esta é a primeira pesquisa nacional sobre o comportamento dos pequenos negócios em sustentabilidade.

Segundo a pesquisa, os motivos que os levam a adotarem práticas sustentáveis – tais como eficiência energética, uso eficiente de água, gestão de resíduos, apoio à comunidade local, entre outras – são: preservação ambiental (67%); redução de custos (20%); marketing e propaganda (3%); exclusivamente para cumprir a legislação (2%); e outros motivos (7%). O conceito de sustentabilidade está baseado no tripé que busca conciliar lucro e rentabilidade com respeito ambiental e alto valor sociocultural.

A metodologia adotada nesta pesquisa foi quantitativa e a amostragem aleatória e estratificada foi baseada no cadastro de atendimento do Sebrae Nacional. Ao todo foram entrevistados 1.887 empresários de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) dos quatro principais setores econômicos (agropecuária, indústria, comércio e serviços) em todos os estados e no Distrito Federal, no período de 24.11.17 a 15.12.2017.

Foram abordados os seguintes temas junto aos empresários entrevistados: sustentabilidade; uso eficiente de energia; uso eficiente da água; gerenciamento de resíduos sólidos; desenvolvimento social; política de compras; comprometimento; e oportunidades.

 

Principais resultados

Entre os resultados da pesquisa Engajamento dos Pequenos Negócios Brasileiros em Sustentabilidade e aos ODS, destacam-se:

 

Sustentabilidade
. 93% estão comprometidos com a sustentabilidade

.54% aplicam ações isoladas, esporadicamente, sem planejamento

. 29% têm algumas práticas sustentáveis planejadas

. 8% a sustentabilidade é o coração da empresa

. 8% possuem projeto com práticas estruturadas e acompanhamento dos resultados

. 1% não aplica sustentabilidade no negócio

 

Desenvolvimento Social

. 85% apoiam comunidade local
. 93% contratam mão de obra local

. 80% dão preferência aos fornecedores locais 

. 54% incentivam funcionários a terem atitudes voluntários para projetos filantrópicos e sociais
. 52% participam/ apoiam atividades culturais/educacionais da comunidade
. 25% investem em preservação de praças e espaços públicos

 

Uso eficiente de energia
. 97% dos entrevistados substituíram lâmpadas incandescentes por fluorescentes econômicas e LED

. 74% possuem horários definidos para ligar e desligar equipamentos
. 68% trocam equipamentos ou maquinários por outros mais eficientes
. 28% implantaram sensores de presença nos ambientes
. 7% uso de energias renováveis/limpas (solar, eólica, biomassa e outras)

 

Uso eficiente da água
. 60% declararam ter alguma prática para economizar o uso de água
. 48% instalaram vasos sanitários acoplados com descarga de duplo acionamento
. 45% fazem reaproveitamento de água (pias, chuveiro, etc) para fins não potáveis (lavar pisos, regar plantas e jardins, lavar automóveis, etc) 

. 29% fazem captação de água da chuva
. 25% instalaram torneiras com acionamento automático
. 13% tratam e reusam água de efluentes

 

Gerenciamento de resíduos sólidos

. 81% adotam alguma iniciativa para separação e destinação correta dos resíduos
. 87% separam resíduos não recicláveis (úmidos) dos recicláveis (secos) para encaminhar à reciclagem

. 71% separam resíduos perigosos (lâmpadas, óleo, pilhas e baterias, eletrônicos) para colega por empresa especializada
. 56% doam alguns tipos de resíduos para grupos de artesãos
. 31% possuem política integrada de gerenciamento de resíduos da empresa
. 23% fazem compostagem dos resíduos orgânicos (adubo)

 

Compras
. 42% buscam materiais mais sustentáveis e compram somente se não afetar os custos da empresa
. 28% o preço é fator mais importante na hora da compra
. 24% desconhecem fornecedores de produtos sustentáveis na região
. 6% compram somente materiais sustentáveis

 

Comprometimento e motivação

. 93% se declararam comprometidos com o conceito de sustentabilidade
. 67% buscam a preservação do meio ambiente e justiça social
. 20% para economizar/ reduzir custos
. 7% outros motivos
. 4% para divulgar a empresa (marketing e propaganda)
. 2% exclusivamente para cumprir a legislação

 

Oportunidades
. 91% consideram que novas oportunidades e modelos de negócio estão surgindo da sustentabilidade.

 

FONTE: SEBRAE

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