Para você que já adquiriu o seu Certificado Digital, é importante que tenha muito cuidado com o seu documento eletrônico. O Certificado Digital é a sua identidade na rede. Ele atribui validade jurídica a qualquer ação praticada no meio eletrônico.
Por isso, você é o único responsável por qualquer ato realizado utilizando o seu Certificado Digital.
O Certificado Digital permite que você tenha acesso a diversos serviços exclusivos. Para relacionamento com a Receita Federal do Brasil, por exemplo, você tem acesso a declarações sem a necessidade de se deslocar até um ponto de atendimento e enfrentar filas.
Muitos bancos também já utilizam o Certificado Digital para diversas transações, sem a necessidade de login e senha. Ele possibilita também que contadores representem seus clientes em serviços como Cópia da Declaração, Comprovante de Arrecadação, Retificação de Documento de Arrecadação – Redarf Net, Situação Fiscal do Contribuinte, entre outros serviços.
Alguns órgãos, como a Receita Federal do Brasil e a CAIXA, permitem cadastrar procurações eletrônicas para que o titular do Certificado Digital outorgue responsabilidades a outras pessoas para representá-los legalmente, dando-lhes a opção de especificar o acesso que cada representante terá dentre todos os serviços que utilizam a Certificação Digital.
Diante de tantas funções, você deve guardar o seu Certificado Digital em um lugar seguro, para evitar que terceiros possam utilizar o seu Certificado sem o seu conhecimento. Jamais empreste o seu documento ou compartilhe a senha. O Certificado Digital é um documento eletrônico de uso pessoal e intransferível.
Não confie a guarda e nem empreste o seu Certificado Digital a terceiros, pois a sua assinatura digital tem validade jurídica e lhe atribui as mesmas responsabilidades legais que sua assinatura manuscrita.
Guarde seu cartão/token e senhas, separadamente, em locais seguros.
Fonte: Certisign