Somando Valor ao Seu Negócio desde 1990

Como elaborar um plano de negócio

Assim como para construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o litoral é necessário fazer um cuidadoso planejamento do negócio. Ou seja, a casa, a festa e a viagem não vão se realizar apenas pelo desejo, mesmo que seja um bem ardoroso. Ideias assim nascem, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo.

Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas. Se, para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negócio. E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido.

Para organizar as ideias é necessário usar o plano de negócio. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, ele será o mapa de percurso. O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da ideia e na gestão da empresa. É um documento que apresenta os investimentos necessários e os gastos existentes na implementação de uma empresa. Ele é composto por seis tópicos:

 

  • Resumo executivo: explica o conteúdo do plano.
  • Visão e missão: mostra como o empreendedor imagina o seu futuro da empresa e a participação do negócio na concretização dessa ideia.
  • Descrição geral: apresenta as competências de sócios e diretores, bem como quais produtos ou serviços que serão comercializados.
  • Análise estratégica: descreve como a empresa atuará no mercado. É baseado na pesquisa de mercado e deve ter objetivos e metas estabelecidos.
  • Plano de marketing e vendas: detalha como será feita a comercialização dos produtos ou serviços.
  • Plano financeiro: demonstra a viabilidade do projeto, a quantidade de investimento necessária e qual será o retorno financeiro.

 

Lembre-se de que a preparação de um plano de negócio é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.

 

Boa sorte, ou melhor, bom trabalho! E tenha claro que começar já é a metade de toda a ação. Sucesso!

 

Fonte: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

Compartilhe o conteúdo:

Categorias:

Pesquisa rápida: